terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Carta sobre o Convite aos Peritos Criminais do Brasil


Caros colegas Peritos Criminais do Brasil

Inicialmente, quero agradecer ao convite e ressaltar a importância de estarmos permanentemente mobilizados e conectados. Para demonstrar o quanto isso é fundamental, gostaria de registrar a vitória histórica obtida pela Perícia na 1ª Conseg, com a Autonomia da Perícia sendo a diretriz mais votada do Eixo da Repressão Qualificada da Criminalidade e a segunda proposta mais votada de todo evento com um voto a menos que a primeira.

Essa conquista precisa e ainda deverá ser analisada como um legítimo “case” de sucesso de mobilização política. Vale recordar que a diretriz da Autonomia da Perícia manteve a mesma redação desde a sua concepção dentro do Conselho da ABC até a homologação pela Plenária Final da Conseg.

A diretriz da Autonomia da Perícia foi priorizada em 32 conferências em todo o país, em um total de 16 Unidades da Federação. Foi ressaltada em 5 etapas estaduais e nas etapas municipais de 4 capitais. Também foi eleita na Conferência Virtual do EAD da Senasp.

Ainda foi eleita tanto na Conferência Livre do Ministério da Justiça como na da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Paralelamente, nas 59 vagas destinadas a trabalhadores da Perícia Oficial nas etapas estaduais, conseguimos eleger 47 Peritos Criminais, quase 80% do total.

Durante à Conseg, preparamos o material de divulgação mais organizado, visualmente limpo e de maior visibilidade e entendimento. Garantimos a hegemonia nos quatro Grupos de Trabalho da Repressão Qualificada da Criminalidade, colocando a nossa diretriz como a mais votada de cada uma dessas salas, sem qualquer alteração. Tudo isso culminou com a vitória final relatada.

Nesta demonstração de mobilização política, é importante ressaltar o trabalho de todos os peritos eleitos, dos dirigentes de associações e sindicatos presentes, dos dirigentes periciais que representavam o poder público. No entanto, é ainda mais importante louvar a Direção da ABC que foi a grande construtora de cada etapa de todo esse processo, principalmente nas pessoas do presidente Márcio Godoy e do seu vice Humberto Pontes.

Finalizando, ao verificar a pauta proposta no presente Convite, particularmente, nos seus pontos mais relevantes, é necessário fazer justiça e lembrar que quase a totalidade dos temas vem sendo tratados e debatidos de forma muito intensa pela Associação Brasileira de Criminalística nos últimos anos, com muitos avanços e conquistas. Ou seja, tão válido quanto o convite feito e o debate proposto é o reconhecimento que muito tem sido realizado.

Um abraço,

* Publicado na Revista Policientífica (http://aspecgo.blogspot.com), setembro de 2009.

Nenhum comentário: