quarta-feira, 14 de maio de 2008

Acabaram com a piada

Deus criou a Terra e distribuiu adversidades por todo globo. Contudo, Ele reservou ao Brasil um clima propício, uma natureza exuberante, homens cordiais e mulheres lindas. Um anjo ao ver este lugar maravilhoso perguntou: Senhor, por que esse País é assim e os demais cheios de problemas? Ao que o Todo Poderoso respondeu: Espera para ver o povinho que vou colocar lá!

Essa anedota devia ter uns quinhentos anos quando no fim de abril uma agência internacional de avaliação de risco classificou o Brasil como "investment grade", sinalizando para os mercados estrangeiros que aplicar recursos com segurança aqui é possível. Lula traduziu essa declaração dizendo que agora somos considerados um País sério. Ou seja, esse povinho é merecedor da confiança mundial. "Le Brésil n'est pas un pays sérieux", frase imputada a De Gaulle, perdeu o sentido. E a pilhéria atribuída ao Criador não tem mais o espírito original.

Além disso, não foi só essa parte da galhofa que ficou sem graça. No último aniversário da chegada de Cabral fomos "presenteados" com um terremoto (sem vítimas, amém) com 5,2 graus na escala Richter. O tremor atingiu São Paulo, Minas, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Seu epicentro foi registrado no mar a 270km da capital paulista. Na seqüência, em maio, um ciclone extratropical provocou destruição a mais de 100km/h no sul do País. Fenômenos naturais adversos também fazem parte da nossa realidade.

O curioso é que o Peru havia sido o país mais recente a ter o reconhecimento de seriedade pelos investidores financeiros. Esse nosso vizinho também tem um histórico de terremotos superior. O último em 2007 chegou a 8 graus. Após o tremor principal, alertas de tsunami foram emitidos ao Peru e ao Chile (outro dos países sérios). Será que é a natureza convulsionada que amadurece as nações?

Já as riquezas nativas do Brasil estão nas manchetes diárias pelos motivos mais miseráveis. Desmatamento, tráfico de animais silvestres, queimadas, ameaça à biodiversidade, contaminação das águas, mortandade de peixes. Até uma crise envolvendo indígenas e fazendeiros pelo "direito" de devastar parte da Amazônia na reserva Raposa Serra do Sol em Roraima está em pauta. A belicosidade é outra das características encontradas entre os países respeitados na economia mundial a começar pelos Estados Unidos da América.

Acabaram com a piada. E daí? Outras surgem sem precisar de intervenção divina. No País das dançarinas de funk com quadris de três dígitos, o Fenômeno dos gramados, famoso por suas namoradas de placa, confundiu três produtos piratas com material legítimo. Créu nele. Após uma noitada a quatro com espelhos e cama redonda, começou o dia envolvido em um conflito, fazendo troca-troca de acusações com travestis em uma delegacia. Fala sério!

* Publicado no Diário de Canoas, 14 de maio, na Gazeta do Sul, 15 de maio, e no Agora de Rio Grande, 16 de maio, e no Diário Popular de Pelotas, 19 de maio de 2008.

Nenhum comentário: